Fac-símile de um backbus. Foto: livro "História da propaganda em Pernambuco". |
Nestas duas fotos abaixo, observamos duas propagandas estampadas nos vidros traseiros dos ônibus, cujo conteúdo estimula o mercado publicitário a apostar cada vez mais nesse segmento da publicidade:
E não é difícil encontrar empresas que apostam nesse tipo de propaganda. No Recife, por exemplo, a Rota - empresa de publicidade especializada em backbus e outbus - é líder no segmento e já acumula vasta experiência nos muitos anos que dedica a esta atividade, destacando-se como empresa tradicional no setor. Com retorno financeiro garantido, cada vez mais anunciantes buscam divulgar seus anúncios nas traseiras dos ônibus, visando promover suas marcas e torná-las mais conhecidas por seu público-alvo. Desta forma, as empresas de ônibus arrecadam um lucro extra no final do mês.
O outbus chegou ao Recife em 1985, através do empresário de publicidade Wilson Guimarães, precursor dessa mídia na cidade e fundador da Rota Publicidade, que no ano passado completou 30 anos de atuação no mercado publicitário na capital pernambucana. A ideia inicial do outbus era ser uma mídia alternativa para atender à demanda de anunciantes que não dispunham de meios para chegar de imediato às mídias convencionais de rádio, jornal e TV. Hoje, esta modalidade de anúncios é considerada uma extensão do mercado publicitário e está presente não somente em todas as linhas de ônibus do Grande Recife como também nos táxis, metrôs e aeroportos.
O serviço de colagem dos anúncios é realizado de madrugada, período em que os ônibus estão em suas garagens. Durante o dia, horário em que os veículos estão circulando, é grande a quantidade de pessoas que, enquanto estão caminhando pelas ruas e avenidas de grande fluxo de veículos e pedestres, visualizam os anúncios. E quanto maior o percurso percorrido pelo busão, maior quantidade de pessoas avistam a publicidade. Bom para quem vê, melhor ainda para quem anuncia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário