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terça-feira, 14 de julho de 2015

Entrevista com Seu Lula, um dos fundadores da Viação Mirim, sobre a história da empresa


Seu Lula, um dos fundadores da Viação Mirim e um grande amigo dos busólogos, me concedeu esta pequena entrevista com algumas informações sobre a história desta empresa.

Por que o nome “Mirim”?

Foi um nome escolhido aleatoriamente que ele batizou a empresa, virou sua marca registrada e deu certo até hoje.
Como surgiu a empresa?

A primeira linha foi Cavaleiro/Ceasa e começou com os micro-ônibus e as kombis. Seu Elias era prestamista e vendia quadros, até fundar a empresa, que naquela época era denominada Auto Lotação Mirim e teve dificuldade para operar por causa do sistema de transporte que era desorganizado na época.

Quais foram as dificuldades e os desafios que a empresa já enfrentou nestas décadas de existência?

A concorrência com as demais empresas de ônibus, como Metropolitana e Borborema, já que o setor de transporte de passageiros no Recife ainda não era regulamentado antes da chegada da EMTU.

Como era o tempo das linhas de Camaragibe e por que a empresa deixou de operar naquela área?

Aquelas linhas (6 linhas) eram Tabatinga, Santa Mônica, Cosme Damião, entre outras que não me recordo agora e estas causavam prejuízo. As pessoas queriam andar de graça, apresentavam carteiras de estudante falsas e algumas até chegavam a ameaçar o cobrador. Isso até meados dos anos 2000. Depois a Rodoviária Metropolitana comprou as linhas e ganhou na antiga EMTU a concessão definitiva dessas linhas e o direito de operá-las naquela área.

Como se deu a transição dos micro-ônibus para os ônibus convencionais?

Elias fez a troca dos micro-ônibus pelos ônibus grandes na antiga Norasa da Imbiribeira, onde hoje funciona a loja TendTudo. Aos poucos, ele foi pagando o financiamento dos ônibus maiores até quitar integralmente toda a dívida.

Como é a relação de Seu Elias com os demais empresários de transporte?

Ele sempre foi uma pessoa simples, humilde e gosta de conviver com os mais pobres. Nunca foi de estar muito com pessoas ricas, mas cultiva uma amizade com o dono da Metropolitana.

Nos anos 80 e 90, era muito comum a publicação nos jornais impressos de manchetes noticiando aquisições de ônibus feitas pelas empresas. O senhor lembra de alguma reportagem sobre a Mirim?

Eu não acompanhava muito essas notícias, não. Meu tempo mesmo era mais dedicado ao trabalho.

É verdade que empresas como a Borborema e a Metropolitana já estiveram interessadas em comprar a Mirim?


Sim, já tentaram muitas vezes, mas ele não quer vender.

3 comentários:

  1. Eu acho que estar faltando fotos dos antigos microonibus que se eu não mim engano eram de dois modelo um da marcoopolo e o outro era da mercedez com cara de mercedinha

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    1. Ele teve algumas unidades de carroceria caio modelo carolina.

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  2. Sobre as compras das linha echo que nao ouve porque ate agora quem opera e uma empresa municiapal pela prefeitura mas na minha opiniao a mirim deveria ta ainda em camaragibe

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