Seu Lula, um dos fundadores da Viação Mirim e um grande amigo dos busólogos, me concedeu esta pequena entrevista com algumas informações sobre a história desta empresa.
Por que o nome
“Mirim”?
Foi um nome escolhido aleatoriamente que ele batizou a
empresa, virou sua marca registrada e deu certo até hoje.
Como surgiu a
empresa?
A primeira linha foi
Cavaleiro/Ceasa e começou com os micro-ônibus e as kombis. Seu Elias era
prestamista e vendia quadros, até fundar a empresa, que naquela época era
denominada Auto Lotação Mirim e teve dificuldade para operar por causa do
sistema de transporte que era desorganizado na época.
Quais foram as
dificuldades e os desafios que a empresa já enfrentou nestas décadas de
existência?
A concorrência com as demais empresas de ônibus, como
Metropolitana e Borborema, já que o setor de transporte de passageiros no
Recife ainda não era regulamentado antes da chegada da EMTU.
Como era o tempo das
linhas de Camaragibe e por que a empresa deixou de operar naquela área?
Aquelas linhas (6 linhas) eram
Tabatinga, Santa Mônica, Cosme Damião, entre outras que não me recordo agora e
estas causavam prejuízo. As pessoas queriam andar de graça, apresentavam
carteiras de estudante falsas e algumas até chegavam a ameaçar o cobrador. Isso
até meados dos anos 2000. Depois a Rodoviária Metropolitana comprou as linhas e
ganhou na antiga EMTU a concessão definitiva dessas linhas e o direito de
operá-las naquela área.
Como se deu a
transição dos micro-ônibus para os ônibus convencionais?
Elias fez a troca dos
micro-ônibus pelos ônibus grandes na antiga Norasa da Imbiribeira, onde hoje
funciona a loja TendTudo. Aos poucos, ele foi pagando o financiamento dos
ônibus maiores até quitar integralmente toda a dívida.
Como é a relação de
Seu Elias com os demais empresários de transporte?
Ele sempre foi uma pessoa
simples, humilde e gosta de conviver com os mais pobres. Nunca foi de estar
muito com pessoas ricas, mas cultiva uma amizade com o dono da Metropolitana.
Nos anos 80 e 90, era
muito comum a publicação nos jornais impressos de manchetes noticiando
aquisições de ônibus feitas pelas empresas. O senhor lembra de alguma
reportagem sobre a Mirim?
Eu não acompanhava muito essas
notícias, não. Meu tempo mesmo era mais dedicado ao trabalho.
É verdade que
empresas como a Borborema e a Metropolitana já estiveram interessadas em
comprar a Mirim?
Eu acho que estar faltando fotos dos antigos microonibus que se eu não mim engano eram de dois modelo um da marcoopolo e o outro era da mercedez com cara de mercedinha
ResponderExcluirEle teve algumas unidades de carroceria caio modelo carolina.
ExcluirSobre as compras das linha echo que nao ouve porque ate agora quem opera e uma empresa municiapal pela prefeitura mas na minha opiniao a mirim deveria ta ainda em camaragibe
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