Nesta foto, observa-se alguns ônibus da Santa Cruz desativados e disponíveis para venda |
Sete de fevereiro de 2014 foi uma
data muito triste para o transporte pernambucano, sobretudo para a cidade de
Jaboatão, pois uma das principais empresas de ônibus do município dava adeus
aos usuários do transporte coletivo. Dessa forma, se despedia assim, para
sempre, uma empresa de transporte que era a cara de Jaboatão e que durante
décadas fez parte da história da cidade. As primeiras semanas de 2014 já
prenunciavam as mudanças em termos de mobilidade que ocorreriam ao longo do ano,
resultando assim na melhoria da qualidade de vida dos usuários do transporte
público.
Garagem da empresa poucos dias antes de sua desativação |
Apesar de a Santa Cruz ter
deixado a desejar em alguns aspectos, creio que o povo jaboatonense vai sentir
saudades dos seus ônibus antigos - porém bem conservados – datados do final dos
anos 1990 e que eram mantidos em circulação até o último dia de operação da
empresa. Foram muitos altos e baixos, até a decisão de seu proprietário de
desistir da empresa e apostar em outra modalidade de negócios.
Dias antes, funcionários foram
avisados de que seus empregos seriam preservados no processo de transição das
linhas de ônibus da empresa que seriam repassadas às empresas substitutas e que
tudo ocorreria dentro da normalidade. As empresas Vera Cruz, Metropolitana e
Borborema terminaram assumindo suas linhas.
![]() |
O busólogo Lucas Eduardo, fã declarado da empresa, nesta foto antiga aparece segurando cartaz onde solicitava a renovação de frota da Santa Cruz |
O ambiente na garagem era de
tristeza, mas também de incertezas, pois não se sabia como seria o destino dali
em diante sem uma empresa tradicional como a Santa Cruz, que carrega tanta
história atrelada a fatos interessantes no seu histórico. O clima de despedida
da Santa Cruz deixou tristes também muitos jaboatonenses, afinal, em cinco
décadas de história foi criado um forte vínculo com a população local.
ASSISTA A ESTE VÍDEO QUE FIZEMOS EM HOMENAGEM À ANTIGA SANTA CRUZ:
Para muitos, era até difícil de
acreditar que, depois de tantas dificuldades superadas, esta empresa de ônibus deixaria
definitivamente de existir. Tudo por não se enquadrar nas novas regras
estabelecidas na licitação do transporte público que passou a vigorar em 2014.
Não há muitas informações, mas alguns busólogos afirmam que o proprietário da
antiga Santa Cruz resolveu apostar em outra atividade de negócios,
voltada para o ramo de caminhões.
Bom dia, Fernando Siqueira,
ResponderExcluirComo vai?
Sou jornalista e trabalho com conteúdos para empresas que atendem ao que o seu blog aborda. Entre elas são as empresas de transporte rodoviário chamada Tursan e Campione. Com base em temas ligados a viagens, transportes e turismo, gostaria de fazer uma contribuição de post para você. Como poderia enviá-lo?
A temática será de acordo com sua linha editorial, trazendo um conteúdo rico e informativo ao seu público leitor, respeitando claro, a coerência dos posts. Ou caso queira me sugerir um tema que precise como pauta de post, estou à disposição para auxiliá-lo como fonte de consulta.
Inclusive, sinta-se a vontade para enviar conteúdos colaborativos com temas ligados a decoração ao blog: http://blogdenegocios.net.br/, onde sou editora responsável e assim divulgar o seu blog também.
Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.
Abs.,
Atenciosamente,
Ruth Marques
Content Marketing
tel: (11) 4324.2512
email: ruth@wsidm.com.br
Qual eo preco dos onibus
ResponderExcluirFaltou falar dos modelos COMIL.
ResponderExcluirCom números de ordem:
848
858
868
Eram todos 3 azuis faziam Jaboatão / parador .
Depois pintaram eles:
848 de verde pra rodar no tip .
858 de amarelo pra rodar num sei aonde .
Nunca trabalhei em ônibus apesar de ter CNH categoria A D e todos os cursos na área de transportes realizados no sest senat.
Mas acompanhei tudo mediante observação.
Hmm abraço a todos.