Para quem faz do busão, uma verdadeira paixão!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Avançam as obras de expansão da 2° etapa do T.I Barro

As obras de expansão do Terminal Integrado do Barro estão a todo vapor. Faltando apenas seis meses para a Copa do Mundo, os operários trabalham pesado para entregar à população a segunda etapa do terminal. Com as obras concluídas, milhares de passageiros que usam o sistema serão beneficiados, pois o Barro (que integra com o metrô) é um dos pontos da Região Metropolitana que mais recebe demanda de passageiros, basta passar por lá nos horários de pico...

Antes e depois: esta é a segunda etapa do Terminal do Barro, no ano passado
Usuários que utilizam este terminal, localizado na Zona Oeste do Recife se dirigem ao terminal da Macaxeira, à UFPE, Cidade Universitária, Várzea e outros bairros que se interligam ao Barro através das linhas de ônibus que lá operam. Agora é só esperar quando as obras estiverem 100% concluídas, espero que fique bonito, pois em breve o T.I do Barro será um dos maiores terminais de ônibus do Recife, perdendo apenas para o Pelópidas Silveira e o da PE-15 na minha opinião.

Esta é a segunda etapa do Terminal do Barro, em foto recente registrada ontem (28/01/14)

Com a demanda alta de usuários, a expansão dos terminais integrados do Recife e construção de novos chegou em boa hora e com certeza vai melhorar o fluxo de passageiros que, diariamente, utilizam o transporte público na RMR.

Até +, ou melhor, até breve, pois a qualquer momento coisas novas podem acontecer no âmbito dos transportes e virar uma pauta aqui no blog! :)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Embarcando de ônibus!


Sabe quando você sabe que um ônibus está com os dias contados, perto de sua desativação, e você morre de vontade de dar uma voltinha nele antes que a empresa o retire de circulação, aposentando-o de vez? Ontem eu resolvi fazer uma rota e andar pela última vez em alguns antigões da Santa Cruz e também da Viação Mirim, pois dentro de poucos meses estes carros não mais estarão circulando. E como eu não costumo usar muito as linhas dessas empresas, que atendem à Zona Sul da Região Metropolitana, no município de Jaboatão, eu resolvi dar uma passeada pela última vez.

A licitação para o sistema de transporte público do Grande Recife, prevista para vigorar a partir de junho, com certeza vai tirar de circulação dezenas de ônibus velhos que ainda operam nas ruas. Vamos ter que dar adeus aos veículos que fizeram parte das nossas vidas durante sete, oito, dez anos ou mais, como é o caso dos ônibus da Santa Cruz, que, em situação precária, são os mais antigos do sistema, pois operam desde 1998. No entanto, também devemos ficar felizes, pois a licitação vai trazer coisas boas para nós, usuários do transporte aqui em Pernambuco: ônibus novos, mais confortáveis, com ar-condicionado entre outras vantagens!

Mas enfim, ontem realmente foi um dia maravilhoso, em que eu aproveitei o meu saldo no VEM para gastar fazendo o que eu mais gosto de fazer: andar de ônibus. Após pegar o metrô, desci na estação Cavaleiro e peguei a 220 (Jaboatão/Cavaleiro). Tinha chegado um Comil Svelto 2000 da empresa na linha, mas preferi esperar o Bus GLS chegar. Os prefixos dos carros que andei foram: 058, 328, 929 e 051 este último da Mirim. Foi um dia inesquecível, principalmente ter andando no 051 da empresa Mirim, um Torino GV ano 98 que fotografei a alguns dias atrás nesta foto abaixo.


E já que eu matei o gostinho de viajar neles, já estou aqui sentindo saudade. Afinal, vai que eu precise usar as linhas da Santa Cruz novamente ou da Mirim e andar nestas "relíquias sobre rodas" que fizeram parte da minha infância e que, dentro de alguns meses, já estarão desativadas? Portanto, nada me impede de novamente andar neles, nem que seja só por mais um dia. Mas seja o que for, aquele dia de ontem ficará registrado para sempre em minha memória como um dia especial, e nada melhor do que ilustrar o começo desta matéria com uma imagem do tipo "Túnel do Tempo", pois aqui estamos tratando de raridades, não é isso? E que venham os ônibus novos!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Esperar para clicar aquele busão." Vale a pena o esforço?


Ontem foi mais um dia daqueles em que eu estava afim de sair para clicar. Como todo busólogo sabe, fotografar ônibus é uma de nossas paixões. Porém, essa atividade que é vista com certo ar de preconceito por alguns ou como uma maluquice, exige preparo e muita, mas muita paciência. Bom, sem mais firulas, vamos ao que interessa. Saí de casa pela manhã para fotografar alguns carros da Santa Cruz, pois ela foi uma das empresas que ficou de fora da licitação e, provavelmente, dará adeus ao nosso sistema de transporte pernambucano.

E então, como esta empresa está com os dias contados, eu não poderia deixar de clicar seus veículos, muitos deles antigos e "jurássicos", por estarem muitos anos em circulação. Não é à toa que esta empresa de ônibus tem parte de seus ônibus conhecidos por "dinossauros" por muitos busólogos, já que a mesma sempre manteve ônibus antigos em circulação... Bom, sempre não! Os carros antigos dela que conhecemos como antigos são do ano 98 da década retrasada rsrs! 

Mas, em termos de conservação, a Santa Cruz é nota dez. Ela pode ter ônibus velhos na sua frota quase sucateada, mas uma coisa eu não posso negar: eles são muito conservados! Apesar de ter pedalado 18 quilômetros do Recife, onde moro, até Jaboatão para clicar e de ter esperado mais de três horas para o GLS Bus de prefixo 058 passar, o bicho não passou. Resultado: tive que ir até a estação Jaboatão, pedalando, a uma distância de aproximadamente mais dois quilômetros de onde estava, na Upa de Engenho Velho.

Eis algumas fotos que fiz ontem: 



E logo abaixo, alguns dos GLSs que consegui clicar no T.I Jaboatão, incluindo o 058 que eu estava esperando passar há um tempão!


E para quem acha que eu só gosto de 'coisa velha', aí vai um Caio Vip II da Santa Cruz que compõe um dos ônibus mais novos da frota da empresa! Haha...


E para quem leu esta matéria e gostou, em breve postaremos mais coisas interessantes. Até + galera!

Tudo sobre busologia

Av. Conde da Boa Vista, uma das artérias viárias mais movimentadas do Centro do Recife
Hoje resolvi criar este blog para tratar dos assuntos referentes à busologia em geral, trazendo sempre notícias e novidades, mas de uma forma mais 'descontraída' e menos formal. Fotos, vídeos, notícias das empresas e manchetes interessantes sobre a temática vão integrar nosso conteúdo. Aqui todos ficarão bem informados sobre tudo que acontece na busologia de Pernambuco e do Brasil também. A colaboração de amigos busólogos, que vão me ajudar a manter esta página, com suas postagens e comentários, também será de extrema relevância para divulgar o blog e mantê-lo no ar, com postagens fresquinhas e interessantes para o internauta que busca a informação de um jeito diferente, menos séria, mas sem perder a qualidade e a credibilidade.

A palavra "busólogo" ainda é pouco conhecida por muita gente, e designa uma pessoa que é apaixonada por ônibus e que estuda tudo que é relacionado a este meio de transporte. No Brasil, existem diversos grupos de busólogos que começaram a ganhar força na última década através das redes sociais e dos encontros marcados em garagens e empresas de ônibus, no intuito de integrar os grupos e disseminar conhecimentos sobre busologia. Em Pernambuco, a entidade oficial representativa dos busólogos é a PEOC (Pernambuco Ônibus Clube), criada em 2007 e que na época contava com poucos membros.

Hoje, sete anos depois, o número de integrantes do grupo aumentou, mas sem deixar de lado a verdadeira essência do grupo nos tempos iniciais. Estamos no ano da Copa do Mundo e nossa cidade - Recife - vai passar por inúmeras transformações em termos de transporte público e mobilidade urbana, com importantes projetos urbanísticos que vão mudar a cara da cidade. Novidades estão chegando, e vão fazer parte da frota das empresas de ônibus, como novas aquisições, a entrada em circulação do BRT (sigla em inglês, que na língua portuguesa significa Transporte Rápido por Ônibus), além dos investimentos das três esferas do governo na expansão de terminais integrados, implantação de túneis e de estações de passageiros, construção de novas vias e faixas exclusivas de ônibus.

Nossa proposta aqui é atuar em parceria com todos, recebendo críticas, sugestões e elogios, fazendo do nosso hobby uma interação entre todos e todas, sem distinção nem preconceitos. Eu e nossa equipe trabalharemos com afinco para trazer todo e qualquer assunto referente à temática transporte, tornando de conhecimento de todos que praticamos um hobby saudável que convida todo mundo a conhecer e acreditar em nosso potencial. Sem individualismos e nem falsos presságios. Portanto, todos são bem-vindos e convocados com a gente a embarcar nesta empreitada!