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Foto Scania/Divulgação |
Com a proposta de trazer mais qualidade no transporte de passageiros e de emitir menos gases poluentes, o ônibus a gás está sendo testado no Recife nesses últimos dias e a aposta é que esse tipo de veículo possa finalmente ser adotado na capital pernambucana. Muitos usuários aprovaram o serviço, que é mais silencioso se comparado com os ônibus a diesel e que, segundo o fabricante, tem capacidade para rodar por 2 dias sem precisar ser abastecido, o que equivale a 450 quilômetros. Considerado como a solução mais sustentável para a mobilidade urbana, o veículo já foi testado em outras cidades como São Paulo, Paraná e Santa Catarina e apresentou bons resultados.
Testado pela Scania, o ônibus entrou em operação na última quarta-feira (19/10) e surpreendeu pela tecnologia e inovação, dispondo de motor traseiro, piso baixo, ar condicionado e câmbio automático. O veículo de modelo Padron possui 15 metros de comprimento e tem capacidade para transportar até 130 passageiros. O teste é fruto de uma parceria entre o Grande Recife Consórcio de Transportes, a Scania, a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a empresa Metropolitana. A ideia é trazer mais veículos como este e implantá-lo em todas as linhas do sistema caso o serviço compense os custos operacionais.
A linha escolhida para o teste do ônibus a gás é a Circular (Prefeitura/Cabugá), que percorre diariamente um percurso de aproximadamente dez quilômetros, em cerca de cinquenta minutos por viagem. Inicialmente, não houve qualquer custo para o sistema e o passageiro, já que a operação foi viabilizada em caráter de testes juntamente com quatro órgãos responsáveis pela adesão do veículo. Entre as novidades, o ônibus desenvolvido pela Marcopolo e pela Scania também traz a vantagem de entradas USB para carregar celular. Trazendo bom desempenho, o abastecimento de combustível é regulado por um software e realizado em apenas seis minutos, o que garante maior eficiência.
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Primeiro ônibus a gás do Brasil foi testado no Recife na década de 1980 e foi apelidado de "Frevão". |
Embora seja um grande precursor tecnológico, moderno e sustentável, o ônibus a gás já foi testado no Recife no passado. Na década de 1980, o conhecido "Frevão" desfilou pelas ruas da capital pernambucana e trazia uma boa alternativa em termos de viabilidade econômica e sustentável. No entanto, por pressão de entidades que representavam o comércio e a indústria de petróleo, a ideia logo foi abortada. Levando em conta que, na época, era mais burocrático trazer esse tipo de ônibus para circular. Hoje em dia, a realidade do sistema e do meio ambiente sugerem a adesão de veículos mais sustentáveis, que além de reduzir a emissão de poluentes, contribuem também para a maior qualidade de vida dos usuários do transporte público.
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